A prevenção do câncer de próstata é um dos assuntos mais importantes em relação à saúde masculina, visto que, anualmente, a doença afeta mais de 62 mil homens somente no Brasil.
Diante dos números, muitas campanhas de saúde estão sendo intensificadas, sempre voltadas à conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce da doença.
Neste artigo, iremos abordar como buscar a prevenção do câncer de próstata, seus principais sintomas e quais as possibilidades de tratamento. Continue a leitura e confira todas as informações.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Antes de compreender como funciona a prevenção do câncer de próstata, é preciso saber quais os sintomas existentes desta doença.
A próstata é uma glândula existente apenas nos homens, localizada na pelve, entre a bexiga e a uretra. Essa glândula é responsável por parte da produção do sêmen, onde contém os espermatozóides.
Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Eles aparecem com maior frequência nos estágios avançados.
Veja abaixo alguns dos principais sintomas do câncer de próstata:
- Micção frequente.
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
- Sangue na urina ou no sêmen.
- Disfunção erétil.
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Apesar da pouca frequência dos sintomas em estágios iniciais, o câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exames de rastreamento realizados em consulta com o médico urologista.
Todos os homens, a partir dos 45 anos, devem conversar com seu médico, que vai avaliar juntamente com o paciente se este deve fazer exames de toque e dosagens sanguíneas de PSA.
Existe prevenção do câncer de próstata?
Diversos estudos científicos já tentaram identificar fatores que possam reduzir a chance de desenvolvimento do câncer de próstata. Veja abaixo quais são eles:
Atividade física e dieta
O primeiro item da lista de fatores de ajuda na prevenção do câncer de próstata é ter uma dieta equilibrada, rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Além disso, é preciso evitar os alimentos ultraprocessados.
É muito importante unir a alimentação saudável com a atividade física, mantendo também um peso saudável. Atividades como caminhar, andar de bicicleta, descer e subir escadas, corrida na rua, ginástica, musculação, entre outras.
Evitar o tabagismo
Uma das principais dicas para a prevenção do câncer de próstata é não fumar. Isso porque o tabagismo é um dos fatores de risco para a doença, pois, ao fumar, são liberados compostos e substâncias químicas ajudam no desenvolvimento do câncer.
Evitar bebidas alcoólicas
Assim como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso também pode auxiliar na ocorrência do câncer de próstata..
A junção dessas substâncias pode danificar o DNA e as proteínas de nosso organismo, o que aumenta o risco para o surgimento do câncer.
Uma alimentação indicada também é a rica em licopeno (um composto presente no tomate), que está associada ao menor risco de desenvolvimento da doença. Não há evidências que vitaminas como selênio e vitamina D sejam benéficas.
Câncer de próstata: cura e tratamento
A visita anual e periódica ao médico urologista ocupa um importante papel na cura do câncer de próstata: quando a doença é detectada em sua fase inicial, a chance de cura ultrapassa o índice de 90%.
O tratamento do câncer da próstata vai depender da agressividade da doença e se ela se espalhou, devendo ser sempre orientado por um médico urologista de confiança. Mesmo em casos mais avançados, diversos tratamentos existem com excelentes taxas de resposta.
Segundo o site do INCA, quando o câncer não atinge outros órgãos, apenas a região da próstata, o tratamento indicado é a cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais).
Já quando falamos da doença em estágio avançado, é indicado radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal que tenha sido utilizado. Para doenças metastáticas , que ocorrem quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
É de fundamental importância ressaltar que, o tratamento vai ser optado e indicado conforme a avaliação médica de um urologista. Portanto, em caso de surgimento de alguns dos sintomas citados acima, é recomendado que procure um médico de confiança e que realmente entenda do assunto.
Se você tiver outras dúvidas em relação à prevenção do câncer de próstata e sobre o procedimento de prostatectomia radical robótica ou deseja marcar uma consulta, entre em contato com o Dr. Lucas Burttet e conheça sua clínica urológica, localizada em Porto Alegre!