Nefrectomia Radical Robótica

O que é a Nefrectomia Radical Robótica

A Nefrectomia Radical é a retirada total do órgão afetado juntamente com a gordura, os nódulos linfáticos e a fáscia de Gerota.  A retirada pode ser realizada através de cirurgia aberta, laparoscópica ou cirurgia robótica.  

O robô cirúrgico Da Vinci pode ser usado para auxiliar na retirada renal por laparoscópio. O paciente desfruta dos benefícios da cirurgia laparoscópica e da cirurgia robótica, que são: incisões menores; incisão menor e na parte inferior do abdômen para retirada do rim; menor perda sanguínea e menor risco de transfusão de sangue; menos dor e analgésicos; alta hospitalar mais rápida (normalmente 24 horas de estada do paciente); retorno ao trabalho e atividades normais mais cedo.

Em que casos é indicada a Nefrectomia Radical Robótica

A cirurgia é geralmente indicada em casos de tumores complexos de rim, muito grandes, ou em localização que impeça a realização da nefrectomia parcial. Também em pacientes com rins não funcionantes que estejam causando dor, infecção ou outras complicações.

O robô cirúrgico Da Vinci pode ser usado para auxiliar na retirada renal por laparoscopia e facilitar a realização de linfadenectomia (retirada de gânglios), no casos que este procedimento adicional esteja indicado.