Pieloplastia Laparoscópica e Robótica

O que é a Pieloplastia    

Em algumas situações, o ureter, canal que liga o rim até a bexiga, pode tornar-se obstruído. A causa mais comum de obstrução congênita do ureter é a estenose de JUP (junção uretero-pélvica). Pode ocorrer tanto em crianças como adultos e ocasiona dilatação do rim afetado e possível perda da função renal.

Em outras situações pode haver obstrução em outras partes do canal ureteral, congênitas ou adquiridas como por exemplo: após cálculo renal, endometriose ou cirurgias prévias. Nestes casos, na maioria das vezes a cirurgia a ser realizada é um reimplante do ureter na bexiga.

Em ambas as situações, a pieloplastia ou o reimplante ureteral podem ser realizada de forma minimamente invasiva por laparoscopia tradicional ou cirurgia robótica.

Em que casos é indicada a Pieloplastia

A cirurgia está indicada quando a estenose da junção entre a pelve renal e o ureter estiver causando alguma(s) das seguintes condições: prejuízo no funcionamento do rim, dor (principalmente a dor desencadeada por ingestão de grande quantidade de líquidos), infecções ou cálculos renais.