Câncer de Testículos

O que é Câncer de Testículos

O câncer de testículo, que geralmente atinge homens entre os 15 e os 50 anos de idade, representa um tipo raro de tumor. Por se desenvolver lentamente, geralmente não manifesta sintomas e pode ser difícil de identificar.

O câncer de testículo se caracteriza pelo crescimento anormal de células neste órgão. De acordo com o INCA, geralmente atinge homens entre os 15 e os 50 anos de idade.

Esse tipo de tumor, que também é conhecido como tumor de células germinativas, corresponde a 5% do total das lesões que atingem a população masculina no mundo.

Quais os sintomas de Câncer de Testículos?

Os principais sintomas do câncer de testículo são nódulo ou inchaço no testículo, crescimento ou dor na mama e puberdade precoce. Entenda mais detalhes sobre cada um dos itens abaixo:

Nódulo ou inchaço no testículo

Na maior parte dos casos de câncer de testículo, os pacientes percebem um aumento do volume de algum dos testículos ou um nódulo endurecido na região. Na maioria das vezes costuma ser indolor.

Importante lembrar que aumentos do volume da bolsa escrotal podem ser ocasionados por outras alterações benignas, como cistos ou hidrocele (líquido no saco escrotal).

Crescimento ou dor na mama

Esses sintomas só acometem pacientes em casos raros, ocorrendo devido ao fato de que certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis de hormônios, estimulando o crescimento da mama.

Puberdade precoce

Determinados tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Por mais que esses tumores não provoquem sintomas em homens, em meninos podem ocorrer sinais de puberdade mais cedo que o esperado.

Além dos sintomas listados, o Câncer de Testículo em estado avançado pode gerar sinais como dor na parte inferior das costas, falta de ar, dor no tórax, tosse (podendo ou não expectorar sangue), dor abdominal e dores de cabeça. Esses sinais se relacionam a metástase do câncer de testículo para outros órgãos.

Prevenção do Câncer de Testículo

Assim como as mulheres devem fazer um auto-exame das mamas, os homens podem apalpar regularmente os testículos.

Dessa forma, sabendo como são estas glândulas normalmente, o homem pode perceber alguma nódulo ou crescimento anormal e assim procurar um urologista precocemente.

Câncer de Testículos tem cura?

Felizmente, a tecnologia atual e o avanço da medicina permitem que o câncer de testículo tenha cura em grande parte dos casos. No entanto, tudo dependerá do estágio em que a doença se encontra e das peculiaridades de cada paciente.

Nesse sentido, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura do paciente. Por isso, é importante que o homem procure atendimento com o médico urologista, logo que perceber qualquer uma das alterações citadas acima.

Tratamentos para Câncer de Testículos

O tratamento ocorre de acordo com o estágio da doença. Em tumores mais iniciais, o tratamento indicado costuma ser a cirurgia de retirada do testículo afetado, podendo ou não ser associada à quimioterapia.

Em geral, quando um testículo é retirado o paciente pode manter sua fertilidade e produção de hormônios normalmente. Mesmo assim, já que alguns tratamentos como a quimioterapia podem afetar a fertilidade, é possível que o paciente realize um processo de preservação de espermatozóides (congelamento do sêmen), para preservar sua fertilidade caso deseje ter filhos no futuro.

Já em fases mais avançadas, a radioterapia, quimioterapia ou cirurgias no abdômen podem ser necessárias após a cirurgia para conter as metástases. Mesmo em casos de metástases, as chances de cura são altas.

Após ou durante a cirurgia de retirada de um testículo, o paciente pode optar em ser colocada uma prótese no lugar do testículo afetado, para manter o aspecto estético.