Apesar de muitas pessoas associarem o médico urologista como sendo exclusividade dos homens – por ser especialista em atender questões do sistema genital – poucos sabem sobre o trabalho de um urologista para mulher.
O médico urologista é responsável pelo aparelho urinário tanto de homens como de mulheres. Entre os problemas urológicos femininos mais comuns estão a incontinência urinária, a cistite intersticial e os prolapsos genitais.
Para saber mais informações sobre como funciona o atendimento de um urologista para mulher, siga a leitura deste artigo.
Em quais casos é indicado procurar um urologista para mulher?
Como mencionado anteriormente, o urologista para mulher atende quadros específicos femininos, como a incontinência urinária, cistite intersticial e também o prolapso genital.
Então, diante de qualquer sintoma ou em caso de predisposição a alguma patologia do trato urinário, é necessário marcar uma consulta com um especialista.
A seguir, conheça algumas das disfunções que podem ser tratadas por um urologista para mulher.
Infecções urinárias
A infecção urinária é uma doença que acomete principalmente as mulheres, por causa das características anatômicas femininas que favorecem a infecção por micro-organismos no trato urinário.
Essa condição é causada por bactérias que entram no trato urinário – uretra, rins, bexiga – e resultam em ardência ao urinar, dores pélvicas e urina com cor e cheiro fortes.
Cálculo renal
Popularmente conhecido como pedras nos rins, o cálculo renal traz desconforto, dor e problemas para os pacientes.
Se demorar para ser identificado, o cálculo renal pode comprometer o funcionamento do rim.
Incontinência urinária
A incontinência urinária também é mais frequente entre as mulheres, sendo caracterizada pela perda involuntária de urina.
Bexiga hiperativa
Outro motivo para consultar um urologista para mulher é em casos de bexiga hiperativa, que consiste na necessidade urgente de urinar.
Cistite intersticial
A cistite intersticial é uma doença crônica da bexiga caracterizada por inflamação ou irritação.
Tumores de rim
O diagnóstico de um tumor no rim ocorre muitas vezes através de exames de rotina, por isso a importância de realizá-los anualmente, pois quanto mais cedo é identificado, maior são as chances de cura.
Médico urologista, o Dr. Lucas Burttet é especialista em uro-oncologia e cirurgia robótica e explica que entre seus pacientes há muitas mulheres que tratam de cálculos renais, transplantes renais e cirurgias uro-oncológicas por problemas renais, por exemplo.
“O atendimento para a mulher na urologia pode englobar problemas relacionados à Cálculos Renais; Câncer de Rim; Câncer de Bexiga; Bexiga Hiperativa; Bexiga Neurogênica; Hematúria (sangue na urina), entre outros”, explica o médico urologista.
As cirurgias urológicas minimamente invasivas realizadas pelo médico possuem boa aceitação das mulheres, que gostam do resultado estético do procedimento.
“A tecnologia laparoscópica e robótica, além de outros desfechos clínicos, permite um resultado estético melhor, com cicatrizações menores e em locais mais discretos, como na linha do biquíni, por exemplo. Além do menor tempo de recuperação e do retorno mais rápido às tantas atividades que as mulheres costumam realizar,” finaliza o especialista.
Diante de qualquer sintoma ou alteração, é recomendado consultar um médico urologista de confiança.
O Dr. Lucas Burttet é urologista e especialista em procedimentos minimamente invasivos. Os atendimentos são realizados de forma particular e por convênio em Porto Alegre. Entre em contato e solicite um atendimento.