A saúde sexual é uma preocupação importante para muitos homens, e questões relacionadas à próstata podem despertar dúvidas e inseguranças. Um dos questionamentos frequentes é se a próstata aumentada causa impotência sexual. 

É importante entender primeiro que a próstata aumentada não é um câncer, possuindo um tratamento distinto de tumores da região. Com o diagnóstico, muitos pacientes passam a se preocupar com disfunção erétil. 

Para saber se existe essa possibilidade em pacientes com essa condição, continue a leitura deste conteúdo abaixo para entender mais sobre a relação entre a próstata aumentada e a impotência sexual.

O que é próstata aumentada (hiperplasia prostática)?

A próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna) é uma condição comum que pode causar grande desconforto ou até mesmo passar despercebida em muitos pacientes. Trata-se de um crescimento da próstata que pode resultar em pressão na uretra e uma consequente alteração na micção.

A hiperplasia pode atrapalhar diversas ações relacionadas à uretra, a próstata, à bexiga e aos rins. Seu principal sintoma é o desconforto e a dificuldade de urinar. Os sintomas da Próstata Aumentada costumam ser:

  • Fluxo urinário fraco;
  • Retenção urinária;
  • Dificuldade para urinar;
  • Interrupção do fluxo da urina quando previamente iniciado;
  • Urgência para urinar;
  • Maior frequência das idas ao banheiro;
  • Noctúria (aumento de frequência de urinar durante à noite);
  • Hematúria (sangramento na urina);
  • Esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.

Mas afinal, a próstata aumentada causa impotência sexual em pacientes com essa condição? Qual é a relação entre a próstata e a função sexual? Continue a leitura e entenda abaixo!

Próstata aumentada causa impotência sexual?

Para entender se a próstata aumentada causa impotência, é importante saber a participação da próstata na ereção e na ejaculação. 

Em primeiro lugar, a glândula não possui nenhuma relação direta com a ereção, apesar de estar localizada numa região onde passam os principais nervos responsáveis pela função erétil.

No entanto, a próstata tem um papel fundamental no processo de ejaculação. Ela é responsável por produzir parte do líquido do qual se forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides. 

É válido ressaltar que um aumento anormal da próstata pode causar consequências indiretas na ereção. Quando a glândula está muito grande, há dificuldade para urinar e desconforto na região. Essas condições influenciam indiretamente na ereção.

Os tratamentos medicamentosos para HPB também podem gerar efeitos adversos associados à função sexual. A classe dos inibidores da 5-alfa redutase (Dutasterida, Finasterida) pode ocasionar redução da libido e disfunção erétil em alguns pacientes. Já os medicamentos do tipo alfa-bloqueadores (Tansulosina, Doxazisona) não causam piora da ereção, mas alteram frequentemente a ejaculação, causando a chamada ejaculação retrógrada.

Com relação aos procedimentos cirúrgicos, geralmente não existe preocupação que estes causem disfunção erétil, já que a cápsula da próstata não é afetada, somente a parte interna da glândula. Assim, normalmente não há lesão nos nervos que participam da ereção.

A hiperplasia benigna prostática costuma ser resolvida cirurgicamente com diversas técnicas, entre laser, terapia com vapor de água, raspagem ou com uma prostatectomia simples robótica, em que a cápsula da próstata é mantida intacta. Diferente dos casos de câncer de próstata, onde procedimento cirúrgico necessário é a retirada total da próstata e possui como um de seus riscos a disfunção erétil (5 a 50% dos casos).

Agora você já sabe que, indiretamente, a próstata aumentada pode levar a impotência sexual e alterações na ejaculação em alguns pacientes. Importante que, ao ter qualquer sintoma, busque um urologista especializado. Assim, ele poderá fazer uma avaliação e entregar um diagnóstico completo e adequado para o seu caso.

Entre em contato com o urologista Dr. Lucas Burttet

O Dr. Lucas Burttet é médico urologista especializado em cirurgia minimamente invasiva e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015.

Atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e faz parte do corpo clínico dos hospitais Moinhos de Vento e Santa Casa de Porto Alegre.

Além disso, presta atendimentos particulares e por convênio em sua Clínica em Porto Alegre. O local oferece infraestrutura completa para consultas, avaliações e acompanhamento pós-operatório, além de estacionamento no local.

Entre em contato para agendar o seu atendimento na Clínica de Urologia Dr. Lucas Burttet e garantir mais qualidade de vida aos seus dias.