Existem diversos tipos de autocuidados para disfunção erétil, pois, independente da idade, esse problema pode afetar os homens e se tornar um grande desafio. 

Segundo estudos, cerca de 25 milhões de homens no Brasil podem sofrer algum grau de impotência a partir dos 18 anos de idade. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para prevenir este problema.

Entenda mais sobre os autocuidados para disfunção erétil, no que consiste essa condição e quais são suas causas. Continue a leitura do artigo e confira!

O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é caracterizada pela incapacidade masculina de manter e obter uma ereção para proporcionar uma relação sexual.

Essa incapacidade, vale aqui ressaltar, não está relacionada à idade do homem e sim a fatores fisiológicos e psicológicos, tanto de maneira isolada como em conjunto.

Além disso, a disfunção erétil também pode se manifestar por meio de episódios de ejaculação precoce e da redução do interesse sexual.

Conforme um estudo realizado pela Universidade de São Paulo e divulgado pelo Ministério da Saúde, esses casos podem ocorrer em cerca de 45% dos homens brasileiros com mais de 18 anos.

O que causa a disfunção erétil?

Existem diversos fatores que podem causar a impotência sexual em homens. 

Antes de saber quais os autocuidados para disfunção erétil, vamos descobrir quais podem ser essas causas. Veja abaixo:

  • Estresse;
  • Doenças cardiológicas;
  • Alterações vasculares, neurológicas e anatômicas; 
  • Distúrbios hormonais;
  • Outras causas podem estar associadas como cirurgias, uso de certos medicamentos ou substâncias.

Além desses fatores, muitas condições psicológicas estão também relacionadas à disfunção erétil, como a ansiedade e o medo, por exemplo. 

Os picos de adrenalina levam à contração de estruturas que deveriam estar relaxadas para a válvula que mantém a ereção funcionar.

Autocuidados para disfunção erétil: veja como tratar

Existem muitas formas de autocuidados para disfunção erétil, entre elas hábitos simples e fáceis que podem ser implantados no dia a dia e que podem amenizar ou tratar essa condição.

Veja abaixo alguns hábitos que podem ser adotados:

Busque ter qualidade de vida

Um dos autocuidados para disfunção erétil mais importantes é buscar cada vez mais ter qualidade de vida. 

Isso inclui exercícios físicos, uma boa alimentação, beber água várias vezes por dia e claro, uma ótima rotina de sono. Além disso, é importante: 

  • Consumir carnes magras;
  • Diminuir (ou parar) com consumo de álcool;
  • Não fumar;
  • Consumir mais verduras e legumes;
  • Diminuir e evitar tantas frituras e fast food;

Ainda existem diversos outros cuidados para ficarmos em alerta e buscar melhores hábitos de uma vida mais saudável, mas, ao começar por pequenos passos no seu dia a dia, você já evitará diversos problemas. 

Cuide do seu psicológico

Como já citado brevemente acima, o emocional e psicológico tende a influenciar e muito em vários aspectos da nossa vida, incluindo na impotência sexual. 

Portanto, cuide da sua mente. Em casos de insegurança, medo, ansiedade ou qualquer outro sentimento, procure ajuda de um profissional adequado para lhe auxiliar nesse processo. 

Controle a pressão alta 

Pacientes que sofrem de pressão alta e problemas cardiovasculares devem ter atenção.

A pressão alta provoca danos no endotélio, uma camada fina de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. 

Nos pacientes que possuem pressão alta, os vasos são mais rígidos, o que dificulta a irrigação do pênis e, consequentemente, prejudica a ereção.  

Além disso, a disfunção pode estar relacionada a doenças cardiovasculares, como infarto e derrames (AVC).

Por isso, se manter controlada a pressão alta e manter hábitos saudáveis, podem ser evitadas doenças do coração e diversos problemas, entre eles, o de ereção. 

Vá ao médico regularmente

E por fim, é importante que você mantenha as consultas com um médico especialista com frequência.

Assim, é possível realizar e manter o check-up em dia e ainda evitar que problemas como a impotência sexual.

Ao realizar exames, os homens podem se prevenir e se conscientizar de que o cuidado com a saúde deve ser contínuo para viver mais e melhor. 

Portanto, para evitar a disfunção erétil, é preciso entender que consultar regularmente o médico, realizar check ups anualmente e cuidar da saúde da próstata é fundamental. 

Em caso de qualquer sintoma, consulte um médico urologista, que irá avaliar e indicar o melhor tratamento para cada caso.

O Dr. Lucas Burttet é urologista e especialista em procedimentos minimamente invasivos. Os atendimentos são realizados de forma particular e por convênio em Porto Alegre. Entre em contato e solicite um atendimento.