O que é Uro-oncologia
A Uro-Oncologia, também chamada de Urologia Oncológica, é a área da urologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores malignos no sistema geniturinário – conjunto dos aparelhos genital e urinário – como, por exemplo, o câncer de próstata.
Todo o manejo destas neoplasias devem ser realizados por urologistas, juntamente com oncologistas e outras especialidades da medicina como a radioterapia, radiologia e patologia, sempre visando obter o melhor resultado para os pacientes.
Graças à evolução da medicina, possuímos à disposição um número considerável de procedimentos cirúrgicos de Uro-Oncologia, os quais podem ser através de técnicas minimamente invasivas desde tratamentos endoscópicos com laser a cirurgia por laparoscopia, e a robótica.
O que trata a Urologia Oncológica
Sob a ótica da Urologia Oncológica, o urologista tem papel central na prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de próstata, testículos e pênis no homem, e tumores dos rins, ureteres, bexiga e adrenais tanto em homens quanto nas mulheres.
Câncer de Próstata
A próstata pertence ao aparelho reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga e em frente ao reto e à uretra. Quando as células prostáticas se transformam de maneira anormal, surge o câncer de próstata.
Estima-se que, no Brasil, o câncer de próstata seja o segundo mais incidente sobre o sexo masculino, acometendo, em grande maioria, homens a partir dos 65 anos de idade. Em geral, a doença possui evolução lenta, mas em alguns dos casos pode ser agressiva.
Câncer de Bexiga
O câncer de bexiga se manifesta através de uma formação maligna que se instala nas células das paredes internas da bexiga. A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo, devido às toxinas que são liberadas pela fumaça.
Também apresenta como causas a demasiada exposição a agentes químicos, hereditariedade, radioterapia, entre outras. Depois do câncer de próstata, o câncer de bexiga é a segunda neoplasia urogenital de maior prevalência.
Câncer de Testículo
Menos frequente, o câncer de testículo possui grande incidência em pessoas jovens em idade reprodutiva. Um fator que influi no aparecimento do tumor é a criptorquidia, ou seja, quando o testículo não desce para a bolsa escrotal.
O principal sintoma do câncer é o aparecimento de um nódulo duro e geralmente indolor no testículo. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de testículo são altas. Por isso, é preciso estar atento a alterações na região.
Câncer de Rins
O câncer de rim está em terceiro lugar entre os tumores mais frequentes do aparelho geniturinário. O tipo mais frequente é o câncer renal de células claras. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de rim são o tabagismo, obesidade, hipertensão, histórico familiar, diálise e a doença de Von Hippel-Lindau. Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer renal tem sua possibilidade de cura aumentada.