O que é o Reimplante de Ureter
É um procedimento que cria uma nova conexão entre o ureter e a bexiga. Em algumas situações, o ureter, canal que liga o rim até a bexiga, pode tornar-se obstruído na sua porção final, próximo à bexiga.
Uma obstrução no canal é chamada estenose de ureter. Várias condições podem causar esta obstrução em adultos ou crianças, como: doenças congênitas, cálculos renais, outras cirurgias abdominais, doenças externas ao sistema urinário como endometriose, câncer e acidentes. O ureter obstruído impede a saída normal da urina do rim afetado, causando dilatação do mesmo.
Outra condição que pode necessitar reimplante do ureter na bexiga é o refluxo vesico-ureteral. Esta doença é mais comum em crianças, e ocorre quando a urina que já chegou na bexiga volta para o ureter ou para os rins.
Na cirurgia de Reimplante de Ureter (ou Reimplante uretero-vesical) primeiro o ureter é desconectado e depois costurado novamente na bexiga.
Em que casos é indicado o Reimplante de Ureter
O tratamento cirúrgico pode ser indicado quando uma obstrução da parte final do ureter ou refluxo de urina causam infecções, prejuízo na função renal ou dor. O reimplante ureteral pode ser realizado de forma tradicional com cirurgia aberta, ou minimamente invasiva por laparoscopia tradicional ou cirurgia robótica. A técnica robótica facilita procedimentos como este que exigem reconstrução de estruturas delicadas como o ureter.