O que é Cistectomia Radical
É uma cirurgia complexa que envolve a retirada de toda a bexiga, próstata e vesículas seminais nos homens, e na maioria das vezes útero, ovários e uma parte da vagina nas mulheres. Também são retirados gânglios linfáticos da região.
Após a cirurgia é necessário criar uma nova via de saída de urina, que pode ser uma “neobexiga” ou um canal criado com intestino que sai por um orifício no abdômen, neste último caso o paciente fica usando uma bolsa coletora de urina no abdômen.
Após a retirada da bexiga dos gânglios linfáticos, no caso da cistectomia radical, o sistema robótico Da Vinci pode facilitar a reconstrução do trato urinário ou a criação de uma neobexiga. Esta etapa re reconstrução do trato urinário pode ser realizada totalmente intracorpórea com uso da robótica, ou por via aberta com uma incisão menor que a tradicional.
A cistectomia radical pode ser realizada por via aberta, ou de forma minimamente invasiva (laparoscopia tradicional ou robótica). As técnicas menos invasivas permitem menores incisões, redução de sangramento, além do período de recuperação mais rápido para o paciente. Estudos mostram que a técnica robótica apresenta menos complicações relacionadas às incisões, como infecções e hérnias na região.
Em que casos é indicada a Cistectomia Radical
Em pacientes com tumores de bexiga avançado, ou com risco de progressão para fases mais agressivas. As principais indicações são:
- Tumores com invasão da camada muscular da bexiga
- Tumores classificados como de alto grau, muito grandes, que tenham recidivado após tratamentos anteriores, ou com outros critérios de alto risco para piora da doença