O que é Cistectomia Parcial
Os tumores na bexiga quase sempre envolvem retirada parcial ou completa do órgão, incluindo as estruturas que o cercam, como no caso dos homens a próstata e vesículas seminais, e em relação às mulheres, os ovários, tuba uterina, útero, colo do útero e uma pequena parte da vagina, para depois avançar para a etapa da reconstrução da bexiga, órgão responsável pelo armazenamento da urina.
A Cirurgia Robótica pode ser utilizada para realização desta cirurgia. Trazendo benefícios da cirurgia laparoscópica como as menores incisões, redução de sangramentos, além do período de recuperação do paciente. Após a retirada da bexiga dos gânglios linfáticos, no caso da cistectomia radical, o sistema robótico Da Vinci pode facilitar a reconstrução do trato urinário ou a criação de uma neobexiga. Esta etapa também pode ser realizada por via aberta com uma incisão menor que a tradicional.
Em que casos é indicada a Cistectomia Parcial
Assim como a Cistectomia Radical, a Cistectomia Parcial é indicada para casos de câncer de bexiga, com a diferença de que é utilizada para situações em que o tumor atinge apenas a camada muscular da bexiga e está bem localizado. Dessa forma, é possível que o cirurgião opte por retirar apenas o tumor ou a parte da bexiga que contém o tumor, sem remover completamente o órgão.