Os sintomas de problemas na próstata podem indicar variadas doenças no organismo masculino.
As doenças da próstata são muito comuns e afetam, geralmente, homens a partir dos 50 anos de idade. Portanto, é indicado ter consultas frequentes com urologista para avaliação e em alguns casos, a realização de exames.
No artigo de hoje, você compreenderá como detectar os sintomas de problemas na próstata e tudo sobre este tema. Continue a leitura e confira todas as informações!
Entenda como detectar sintomas de problemas na próstata
A próstata é uma glândula que compõe o sistema reprodutor dos indivíduos do sexo masculino, responsável pela produção do líquido espermático. Ela se localiza próxima à bexiga, uretra e pênis e possui aproximadamente o tamanho de uma noz.
Por conta da proximidade que a próstata possui com a bexiga e a uretra, qualquer problema que afete a glândula poderá ter repercussão nos órgãos do sistema urinário mencionados.
As patologias que envolvem a próstata e são mais frequentes entre homens adultos são a hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata.
Na hiperplasia, ocorre a multiplicação benigna das células prostáticas. Quando a próstata cresce, ela é empurrada contra a bexiga e o trato urinário, ocasionando alguns sintomas de problemas na próstata.
Entre esses sintomas, estão:
- Necessidade de urinar frequentemente (especialmente no período noturno, comprometendo a qualidade do sono);
- Sensação de urgência para urinar e, ao mesmo tempo, dificuldade em desempenhar a função (a pessoa é obrigada a fazer esforço para vencer a passagem comprometida pela compressão da glândula);
- Dificuldade para segurar o ato miccional;
- Fluxo de urina mais fraco, fazendo com que o homem leve mais tempo para terminar de urinar;
- Sensação de que a bexiga não se esvaziou por completo após urinar;
- Pingos e vazamentos após a conclusão da micção.
Enquanto a hiperplasia é uma lesão benigna, o câncer de próstata se caracteriza pela perda da inibição das células prostáticas, com a sua invasão para tecidos vizinhos, trazendo uma série de problemas à saúde do homem.
Devido aos exames de prevenção com o médico urologista e maior conscientização da população, grande parte dos diagnósticos se realizam antes que o tumor provoque sérios sintomas de problemas na próstata.
Porém, mesmo assim, os casos mais avançados da doença podem apresentar no paciente manifestações como:
- Sintomas urinários obstrutivos, acompanhados de irritação (sintoma que também é comum na hiperplasia da próstata);
- Dores pélvicas, dor, sangramento retal e inchaço das pernas;
- Perda de peso, apetite, anemia, cansaço, dores ósseas (sintomas de metástase);
- Pele amarelada, náuseas, vômitos, falta de ar e tosse.
Portanto, é de fundamental importância que, diante de qualquer sintoma de problemas na próstata, procure imediatamente um médico urologista.
O câncer de próstata tem cura?
Depois do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o mais comum entre homens. Segundo estatísticas, ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pessoas do sexo masculino.
Felizmente, a conscientização da população e as medidas preventivas atuais proporcionam um diagnóstico antecipado da doença, favorecendo as chances de cura do paciente.
Geralmente, o tratamento é realizado através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença.
Vale ressaltar que, quando o câncer de próstata é descoberto em sua fase inicial, as chances de cura são maiores e, por isso, o paciente deve realizar check-ups anuais com o seu médico urologista.
Esclareceu as suas dúvidas sobre os principais sintomas de problemas na próstata? Tem interesse em outros assuntos como este? Então, acesse nosso blog e confira.
O Dr. Lucas Burttet é urologista e especialista em procedimentos minimamente invasivos. Os atendimentos são realizados de forma particular e por convênio em Porto Alegre. Entre em contato e solicite um atendimento.