Você sabe o que é próstata aumentada? A condição que atinge mais da metade dos homens a partir dos 50 anos de idade, manifesta sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes.

Este artigo busca esclarecer ao leitor o que é a próstata aumentada e quais são os seus tratamentos disponíveis.

Siga a leitura!

O que é próstata aumentada e quais são os seus principais sintomas?

A próstata aumentada, também conhecida pelo termo médico Hiperplasia Prostática, se caracteriza, como o próprio nome assinala, pelo aumento não canceroso da próstata em homens.

A próstata é uma glândula que circunda a uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Por isso, dependendo do grau da próstata aumentada, o paciente pode apresentar determinados indícios.

Ela ocorre em mais de metade dos homens com mais de 50 anos e pode progredir durante muitos anos, inicialmente com poucos sintomas ou até mesmo sem nenhum.

Os principais sintomas de próstata aumentada são:

  • Aumento da necessidade de urinar: se antes o paciente urinava 5 vezes ao dia, através dos sintomas da próstata aumentada ele pode passar a ir ao banheiro o dobro de vezes, ocasionando incômodo durante a rotina. Indivíduos com próstata aumentada costumam sentir esse sintoma particularmente durante à noite;
  • Sensação de urgência para urinar: a sensação de urgência ao urinar se caracteriza pela sensação de não conseguir segurar a urina, nem mesmo por poucos minutos;
  • Dificuldade ou hesitação de esvaziar a bexiga por completo: sensação de que, mesmo após urinar, ainda existe urina para ser eliminada dentro da bexiga;
  • Jato urinário fraco: ao urinar, o paciente apresenta um jato urinário fraco, muitas vezes com gotejamento.
  • Queimação ao urinar: o paciente pode também ter sintomas de queimação durante a micção. Podem se manifestar também febre, calafrios, dor atrás da bolsa escrotal ou ejaculação dolorosa.

Conheça os tratamentos para próstata aumentada

Os principais objetivos dos tratamentos para próstata aumentada são o alívio dos sintomas do paciente e correção das complicações ocasionadas pelo crescimento prostático.

Sendo assim, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. A escolha de um destes será em relação às especificidades do quadro apresentado por cada paciente.

Indivíduos que apresentam sintomas leves podem ser observados pelo médico urologista, com acompanhamento regular.

Já os  pacientes com sintomas moderados e severos, pode ser indicado o tratamento medicamentoso ou até mesmo cirúrgico.

Indicações comuns para o tratamento cirúrgico: pacientes com retenção urinária persistente, infecções urinárias rotineiras, dilatação do sistema urinário, sangramento persistente na urina a associação de cálculos ou divertículos na bexiga.

Em casos avançados, o Dr. Lucas Burttet, especialista em procedimentos minimamente invasivos, utiliza técnicas de ressecção endoscópica e vaporização com laser (Greenlight) para tratamento da hiperplasia prostática benigna.

Esclareceu as suas dúvidas sobre o tema? Comente!