Pacientes com diagnóstico de câncer de próstata, pênis ou bexiga, principalmente em tipos mais agressivos, podem necessitar de tratamentos para auxiliar na sua exterminação completa. É o caso da linfadenectomia pélvica.
Este procedimento consiste na retirada de gânglios (linfonodos) da pelve, virilha ou de dentro do abdômen, dependendo do caso do paciente.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é a linfadenectomia pélvica e saber em que casos ela é indicada. Continue a leitura abaixo para conferir!
O que é linfadenectomia pélvica?
A linfadenectomia pélvica é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado de maneira minimamente invasiva, por via aberta, por laparoscopia ou robótica, geralmente associada a cirurgia do órgão afetado por câncer.
Em alguns casos de tumores de pênis nos homens, ou vulva nas mulheres, é necessário realizar a remoção dos linfonodos, ou ínguas, da região inguinal, que é a virilha. Nos pacientes com neoplasia de próstata, bexiga, útero ou ovários, muitas vezes é necessária a remoção dos linfonodos da pelve, ou também de dentro do abdômen.
Em que casos é indicada?
Quando o câncer está mais avançado ele pode se disseminar através dos ductos linfáticos, e alojar-se nos gânglios pélvicos.
Por isso, a linfadenectomia inguinal (virilha) e pélvica (abdomen inferior) é realizada para remover esses gânglios. A retirada pode fazer parte da cura da doença, ou pode dar mais informações para a equipe médica para a decisão da necessidade de outros tratamentos além da cirurgia, como a radioterapia ou quimioterapia, por exemplo.
A linfadenectomia pélvica é indicada para casos de pacientes com tumores que possuem maior risco de disseminação para os gânglios linfáticos.
Esse procedimento também é indicado em casos em que os linfonodos estejam aumentados nos exames de imagem, como a tomografia ou ressonância magnética
Seja pela via aberta, laparoscópica ou robótica, esse procedimento é uma alternativa muito importante quando indicado e pode ser realizado de forma minimamente invasiva pelo urologista, cirurgião oncológico ou ginecologista.
Entre em contato com o urologista Dr. Lucas Burttet
O Dr. Lucas Burttet é médico urologista especializado em cirurgia por minimamente invasiva e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015.
Atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e faz parte do corpo clínico dos hospitais Moinhos de Vento e Santa Casa de Porto Alegre.
Além disso, presta atendimentos particulares e por convênio em sua Clínica em Porto Alegre. O local oferece infraestrutura completa para consultas, avaliações e acompanhamento pós-operatório, além de estacionamento no local.
Entre em contato para agendar o seu atendimento na Clínica de Urologia Dr. Lucas Burttet e garantir mais qualidade de vida aos seus dias.