Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é cirurgia laparoscópica e como ela é realizada, afinal, nos últimos anos o procedimento se popularizou entre os pacientes devido aos benefícios que oferece.

O artigo de hoje explica o que é a cirurgia laparoscópica e como ela é utilizada para tratamento de questões urológicas.

Siga a leitura!  

Afinal, o que é cirurgia laparoscópica?

Por muitos anos a cirurgia convencional foi o único método utilizado para tratamento de diferentes quadros. No entanto, com o avanço da medicina e de novas tecnologias, a laparoscopia trouxe uma verdadeira evolução às técnicas empregadas tradicionalmente.

A cirurgia laparoscópica ocorre através da realização de 3 a 6 furinhos na região que necessita ser operada, por onde entra uma microcâmera com uma fonte de luz para observação do interior do organismo. Também são introduzidos os instrumentos necessários para corte ou remoção de órgãos/partes afetadas. Por ser uma cirurgia extremamente precisa, o procedimento deixa cicatrizes muito pequenas, com cerca de 1,5 centímetros.  

A cirurgia laparoscópica na urologia

A cirurgia laparoscópica é um procedimento utilizado em diferentes áreas médicas. Na urologia, o procedimento mostra-se eficaz no tratamento de doenças do sistema geniturinário.

As principais cirurgias realizadas com laparoscopia são aquelas relacionadas à Próstata (Prostatectomia Radical), Ureter (Reimplante Ureteral), Rins (Nefrectomias, Cistos Renais, Pieloplastias, Pielotitotomias), Testículos (Criptorquidia com testículo impalpável) e Glândula Adrenal (Adrenalectomia).

Para sua realização, geralmente é necessário que o paciente seja submetido ao estado de anestesia geral.

Cirurgia laparoscópica versus cirurgia normal: entenda os benefícios

Quando comparada aos procedimentos tradicionais, a cirurgia laparoscópica oferece muitos benefícios. Em primeiro lugar, podemos destacar a recuperação do paciente, que ocorre de forma muito mais rápida do que os métodos tradicionais, que exigem a realização de cortes grandes.

Dessa forma, o risco de infecção oferecido pela cirurgia laparoscópica é menor e, consequentemente, as chances de complicação do quadro do paciente são diminuídas.

Além disso, a cirurgia laparoscópica permite uma recuperação mais rápida e um retorno mais precoce às atividades do dia a dia. Por ser um procedimento menos invasivo, o tempo de estadia no hospital e de recuperação em casa é geralmente menor.

O Dr. Lucas Burttet é especializado em cirurgia por videolaparoscopia e robótica, sendo o cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015. Desde 2013 o profissional participa das cirurgias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Atualmente, Dr. Burttet é membro serviço de Urologia e preceptor da residência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), além de fazer parte do corpo clínico dos hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus e Divina Providência. No HCPA Dr. Lucas é parte das equipes de Cirurgia Robótica, Uro-oncologia e Transplante Renal.

Nesse sentido, o Dr. Lucas Burttet é um profissional altamente capacitado para a realização de procedimentos que requerem a utilização da técnica de laparoscopia.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o que é a cirurgia laparoscópica? Se você gostou do artigo, não esqueça de comentar!