De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento que pode girar em torno de até 90%.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
Mas além do Novembro Azul, a saúde do homem merece atenção em relação a outros cânceres e outras doenças que afetam a saúde masculina e, por isso, cultivar o hábito de ir ao médico, manter uma vida saudável e estar sempre atento aos sintomas e características, que colabora com o aumento da prevenção e das chances de detecção precoce.
Saiba mais sobre as doenças que mais atingem os homens.

Câncer de Bexiga
O câncer de bexiga é relacionado ao tabagismo, além de outros produtos químicos, e geralmente é diagnosticado entre os 60 e 70 anos de idade. São tumores que ocorrem de duas a três vezes mais nos homens.

Câncer de Pênis
O câncer de pênis pode ser considerado raro, já que representa cerca de 2% dos cânceres que atingem o homem. É um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. É mais frequente em homens acima dos 50 anos idade, mas pode ocorrer antes desta idade também. Para prevenir o câncer de pênis é fundamental manter a higiene adequada e evitar doenças sexualmente transmissíveis como o HPV.

Câncer de Testículos
Esse tipo de tumor, que também é conhecido como tumor de células germinativas, corresponde a 5% do total das lesões que atingem a população masculina no mundo. Geralmente ocorre em homens mais jovens e não causa dor, e os sintomas são percebidos pela palpação de algum nódulo, endurecimento, ou aumento dos testículos.

Cálculo Urinário
Popularmente conhecido como “pedras nos rins”, o cálculo urinário três vezes mais os homens. É uma doença que atinge pessoas do mundo inteiro, em especial dos países onde o clima é mais quente e está muito ligada à hidratação inadequada.

Disfunção Erétil
Pelo menos metade dos homens brasileiros acima de 40 anos já se queixou em relação às ereções. As causas são diversas, muitas delas de origens psicológicas, até diabetes, hipertensão, tabagismo, uso de álcool ou outras alterações.

Incontinência Urinária
A incontinência urinária afeta mais as mulheres, por causa da anatomia, entretanto também atinge os homens. Caracteriza-se pela perda súbita de urina de forma involuntária pela uretra. Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Ocorre mais comumente por sequela de cirurgias.

Hipertensão
A pressão arterial aumentada é responsável por 37% das causas de morte no Brasil. 34 pessoas por minuto.  É uma doença silenciosa e é mais comum acima dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Obesidade
O excesso de peso pode levar a problemas conhecidos como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos como infarto e derrame cerebral. Também está associado à infertilidade nos homens, problemas de pele e até alguns tipos de câncer.

Tabagismo
O cigarro está associado à diversas doenças, principalmente pulmonares, cardíacas e vários tipos de câncer urológico, principalmente o de bexiga, podendo levar tanto à morte por estas doenças, como sequelas por eventos como derrame cerebral.

Alcoolismo
Os homens abusam mais do álcool, o que pode levar à alterações psicológicas, depressão, suicídios, além de acidentes e grande sofrimento para o paciente e sua família.

Depressão
Doença prevalente nos homens, os problemas psiquiátricos como a depressão podem acarretar grande prejuízo pessoal e familiar. É importante que o homem busque ajuda com seu médico, preferencialmente psiquiatra, em casos de sintomas de fadiga excessiva, falta de ânimo, problemas relacionados ao sono, sensação de desesperança, estresse e ansiedade excessivos.