Esta imagem e da antiga Faculdade de Medicina da UFRGS, onde o bisavô do Dr. Lucas Burttet formou-se médico cirurgião há 90 anos. Seu avô e outros familiares formaram-se décadas depois. E ele, em 2007, 78 anos após seu bisavô.
Entre os motivos que levaram Dr. Lucas Burttet a escolher a profissão de Médico, está, com certeza, o fato de a Medicina estar na família há gerações.
Começando pelo seu bisavô, Dr. Gomercindo Medeiros, médico cirurgião formado pela UFRGS em 1929, que atuou em São Luiz Gonzaga, e também em Santo Angelo, onde chegou a ter um hospital em sociedade com seu genro, o Nossa Senhora de Lourdes.
Seu avô, Dr. João Carlos Medeiros, seguiu os passos do pai, e também formou-se na UFRGS em Medicina. “O meu bisavô eu não cheguei a conhecer, mas desde pequeno, via meu avô contando sobre a Medicina, sobre o dia de trabalho dele, de atendimentos, e sobre as orientações para familiares e conhecidos”, lembra-se Dr. Lucas.
Seu tio, que também é seu padrinho (irmão da mãe de Dr. Lucas), Dr. Mauro Medeiros, seguiu os passos do pai e do avô e formando-se em Medicina, e seguiu a especialidade anestesiologia. “Eu tive a oportunidade de crescer acompanhando a rotina dele, quando criança ouvia sobre as especializações que ele estava fazendo, a residência e, quando eu estava terminando o colégio, minha irmã iniciou a faculdade de Medicina, então já pude conviver um pouco mais de perto com aquela rotina”.
Mas para ter a real noção do que é a Medicina somente na faculdade. Assim como o avô e o bisavô, Dr. Lucas Medeiros Burttet também formou-se na URFGS.
Ele definiu que faria cirurgia no quinto ano da faculdade. E durante a residência de cirurgia geral escolheu a especialidade da Urologia pela variedade de atuações, diversidade de procedimentos e tipos de patologias que abrangem a especialidade. “Sou apaixonado pela Medicina, pela rotina, pelo dia-a-dia, e ser especialista em Urologia permite atuar em uma área muito abrangente, que contempla desde o atendimento em consultório até cirurgias, que vão desde pequenas até as muito complexas. Além da Uro-oncologia, a Cirurgia Laparoscópica e Robótica. A rotina às vezes é cansativa, até por fazer transplante renal e pelos sobreavisos, mas é possível alinhar bem com a vida pessoal para ter o equilíbrio necessário e para ter tempo com a família”, complementa Dr. Lucas, que atua no Hospital de Clínicas e