A falta de uma dieta equilibrada, com exageros em proteína animal e sal e pobre em ingestão de água podem favorecer o aparecimento dos cálculos renais, mais conhecidos como pedra nos rins, em se tratando de pessoas predispostas. Por outro lado, suco de frutas cítricas, como limão, se associados a hábitos saudáveis, podem proteger o organismo da formação de pedras renais. Esses alimentos têm citrato, um elemento que, ao se juntar ao cálcio, é facilmente liberado pela urina, e não permite com que o cálcio fique livre para formar as pedras.
A prevenção a partir da dieta vai depender da composição do cálculo, explica o médico urologista, Dr. Lucas Burttet. “Cerca de 80% das pedras são formadas por cálcio e também existem os cálculos formados por ácido úrico”. É preciso beber água o suficiente para fazer cerca de 2 litros de xixi por dia. E é preciso ficar atento à cor da urina “Ela deve ser clarinha. Se estiver muito amarela, significa que está bem concentrada, com risco de os cristais se juntarem e formarem as ‘pedras’”, finaliza o especialista.
Dicas de prevenção:
Beba no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia
Diminua a ingestão de sal;
Consuma legumes e verduras
Consuma de 3 a 4 frutas ao dia
Evite:
Azeitonas, bacalhau, salgadinhos, queijos amarelos, temperos e molhos prontos , produtos com glutamato monossódico, embutidos;
Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, milho, patês, algas, chucrutes, maionese pronta)
Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes e outros)
Carnes salgadas (charque, camarão seco, defumados)
Salgadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim salgado, castanhas, chips)
Bolachas salgadas, recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light
Café, bebidas achocolatadas e chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar. Esses alimentos contribuem para a formação de cálculos, pois são ricos em oxalato. Portanto, use com moderação.