A 16ª edição do Congresso Europeu de Cirurgia Robótica foi realizada em Portugal, e trouxe os maiores especialistas da área de diferentes países.


Um dos maiores congressos do mundo na área de Cirurgia Robótica na Urologia foi realizado no início do mês em Lisboa, Portugal, o ERUS 2019 (que em inglês significa EAU Robotic Urology Section) foi realizado pela Associação Europeia de Urologia (EAU – European Association of Urology). Estiveram presentes médicos urologistas de todo o mundo, além de vários especialistas na área, tanto da Europa, Estados Unidos e de outros países.


Dr. Lucas Burttet, urologista de Porto Alegre, participou do congresso que trouxe as últimas novidades da Cirurgia Robótica na Urologia em todo o mundo. “Entre as novidades na área de cirurgia robótica, foram apresentados os  novos robôs que estão sendo desenvolvidos, principalmente para as cirurgias de próstata, rim e bexiga”, conta o especialista.

Além das palestras, Dr. Lucas participou de cursos paralelos, entre eles: Curso Específico sobre Cirurgia de Prostatectomia Radical Robótica, (retirada da próstata), e como ter melhores resultados na preservação de continência urinária e função erétil; Cistectomia Robótica (tratamento para tumores de bexiga); e o Curso Específico sobre Nefrectomia Parcial Robótica, a cirurgia preservadora no caso de tumores renais localizados. “No curso de cirurgia para câncer de próstata foram abordadas as novas técnicas de como preservar melhor os nervos relacionados à ereção e à continência; o curso de cistectomia robótica, ou seja a cirurgia de bexiga usando a tecnologia robótica, trouxe diferentes formas de construção de neobexiga e outras derivações;  e o curso de nefrectomia parcial trouxe novas técnicas de como fazer cirurgia com preservação do rim, retirando somente o tumor, de forma a reduzir possíveis complicações preservando ao máximo o rim remanescente”, finaliza o urologista, Dr. Lucas Burttet.