No ano de 2017, o Dr. Lucas Burttet foi convidado para falar na TV Câmara de Porto Alegre sobre a importância do diagnóstico do câncer de próstata e a relevância do movimento Novembro Azul para a saúde masculina.
O artigo de hoje traz um resumo da entrevista realizada e esclarece quais são as melhores formas para a detecção precoce e prevenção do câncer de próstata.
Continue a leitura!
Diagnóstico do câncer de próstata: a importância do autocuidado para a saúde masculina
A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino e que tem como uma de suas principais funções a produção do líquido prostático. Com o tamanho de uma noz, ela se localiza entre a bexiga e a pélvis do homem.
Mais de 60 mil casos de câncer de próstata são descobertos anualmente no país. No entanto, o Dr. Lucas Burttet explica que poucos casos do câncer de próstata apresentam sintomas.
Geralmente, sinais como o jato urinário mais fraco, sangue na urina e impotência sexual só ocorrem quando o quadro já está mais avançado no paciente e são sintomas comuns em quadros de crescimento benigno de próstata. É por isso que, de acordo com o profissional, é essencial que a população masculina conscientize-se e entenda a importância do autocuidado.
O rastreamento permite o diagnóstico da doença de forma precoce, antes que o paciente enfrente os sintomas mencionados. A recomendação atual varia, mas a geral é que todo homem a partir dos 45 anos procure seu médico urologista para uma avaliação dos riscos e benefícios dos exames de prevenção.
Na entrevista, Dr. Lucas Burttet alerta que pacientes com histórico familiar de câncer de próstata e homens de pele negra (segundo estudos, negros possuem maior incidência da doença) devem ter ainda mais atenção.
Além disso, pacientes que já realizaram o exame de PSA e tiveram valores alterados, possuem riscos maiores de desenvolver o câncer de próstata e, por isso, também devem estar atentos aos mecanismos de prevenção.
Diagnóstico do câncer de próstata realizado na fase inicial aumenta as chances de cura
Em sua fase inicial, o câncer de próstata possui chances muito altas de cura, aproximadamente 90%. Por isso, visitar o médico urologista regularmente é uma atitude essencial para aqueles pacientes que almejam uma vida longa e saudável.
O tratamento do câncer de forma pode ser realizado através de diferentes procedimentos, já que ele se manifesta de diversas maneiras. Enquanto em alguns casos ele pode ser agressivo, em outros ele pode ter um comportamento praticamente benigno, não causando grandes problemas ao portador.
Para a decisão do tratamento, o médico urologista avalia exames solicitados de acordo com o caso, para definição da agressividade do quadro.
Quando o câncer se localiza apenas na próstata, são basicamente três as opções de tratamento: a cirurgia (que pode ser realizada através de cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica), a radioterapia e a observação vigilante (utilizada em pacientes que possuem baixas chances do desenvolvimento da doença).
Se você deseja entender como detectar sintomas de problemas na próstata, leia o nosso artigo sobre o tema clicando no link!
Então, gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!