Ano após ano, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. O 7 de abril representa uma data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe uma conscientização à população acerca da importância de manter seu corpo e sua mente saudáveis, independente de sua condição.

A data é uma comemoração, mas também busca falar de assuntos pertinentes no âmbito social. Dessa forma, abordam-se temas como a desigualdade no acesso à saúde e os diferentes desafios diários de cada membro da sociedade.

Embora seja comemorado há mais de sete décadas, muitos não sabem o motivo da escolha da data. Afinal, por que o Dia Mundial da Saúde é comemorado em abril? Continue a leitura para descobrir!

Dia Mundial da Saúde: entenda a data

(Imagem: OMS/Reprodução)

A organizadora do Dia Mundial da Saúde é a OMS, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. A entidade tomou forma durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, sendo um dos primeiros braços da ONU em sua formação.

A OMS incorporou parte da organização de saúde das Liga das Nações e do Escritório Internacional de Higiene Pública, que já funcionava em Paris desde 1907. É justamente essa fundação que originou a comemoração da data.

A primeira Assembleia, na qual resultou-se a criação da OMS, ocorreu no dia 7 de abril de 1948. Dois anos depois, a entidade propôs a celebração do Dia Mundial da Saúde. Dessa forma, a data é comemorada desde 1950, completando 73 anos em 2023.

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde?

Além de uma celebração e homenagem, o Dia Mundial da Saúde possui um forte teor de conscientização. A data serve como um lembrete, acima de tudo, para buscar ajuda profissional sempre que necessário, buscando manter sua mente e corpo saudáveis.

Além disso, a OMS ressalta os valores sociais no que tange à saúde. A entidade faz questão de pontuar que saúde é um direito universal e deve romper com quaisquer barreiras de desigualdade ao redor do mundo, ainda que isso não aconteça naturalmente.

No Brasil, a saúde é, sim, um direito de toda a população, independente de suas especificações. Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

A saúde mantém como pilar a inovação e tecnologia, tendo diversos novos elementos em sua composição, como o uso de impressões 3D, inteligência artificial e incorporação da robótica. Em Porto Alegre, você consegue ter acesso a essas ferramentas.

Saúde: veja alguns cuidados essenciais 

Para fazer jus e celebrar o Dia Mundial da Saúde, é fundamental que você comece a ter uma vida mais saudável, através de alguns cuidados essenciais. Veja abaixo:

  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada;
  • Pratique atividades físicas;
  • Beba muita água;
  • Tenha uma rotina do sono, com mais qualidade;
  • Vá ao médico regularmente e previna-se.

Se prevenir de qualquer risco a sua saúde é muito importante, por isso, faça exames periódicos e mantenha as consultas em dia.

Além disso, lembre-se que ao sentir qualquer sintoma, consulte um médico de confiança que irá avaliar e indicar o melhor tratamento para cada caso. 

Entre em contato com o urologista Dr. Lucas Burttet

O Dr. Lucas Burttet é médico urologista especializado em cirurgia minimamente invasiva e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015.

Atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e faz parte do corpo clínico dos hospitais Moinhos de Vento e Santa Casa de Porto Alegre.

Além disso, presta atendimentos particulares e por convênio em sua Clínica em Porto Alegre. O local oferece infraestrutura completa para consultas, avaliações e acompanhamento pós-operatório, além de estacionamento no local.

Entre em contato para agendar o seu atendimento na Clínica de Urologia Dr. Lucas Burttet e garantir mais qualidade de vida aos seus dias.