A cirurgia robótica para câncer de próstata é considerada como um dos procedimentos mais modernos na área da urologia. Menos agressiva e mais segura a saúde do paciente quando comparada aos métodos tradicionais, a cirurgia robótica oferece rapidez na recuperação e uma experiência mais tranquila para o paciente e sua família.
No artigo de hoje, falaremos sobre a preparação e a recuperação em pacientes que realizam a cirurgia robótica para câncer de próstata.
Siga a leitura!
Entenda como funciona a preparação para a cirurgia robótica para câncer de próstata
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, através do qual o cirurgião manipula um robô para realizar incisões e ressecções. Atualmente, a cirurgia robótica é considerada o futuro da medicina, viabilizando procedimentos de alta complexidade.
É importante compreender que o robô não conduz nenhum movimento sozinho: na verdade, através de um console, o cirurgião é responsável por todos os movimentos executados pelo sistema robótico.
A preparação para a realização da cirurgia robótica para câncer de próstata ocorre de maneira tranquila. Após a decisão entre médico e paciente para realização do procedimento, nossa equipe irá orientá-lo no processo pré-operatório para que sua experiência seja positiva e que sua recuperação ocorra de forma ainda mais eficiente.
Antes de realizar a cirurgia robótica para câncer de próstata, o paciente deve realizar os exames necessários, solicitados pelo médico urologista. Geralmente, esses procedimentos devem ser feitos aproximadamente quatro semanas antes da realização da cirurgia robótica.
A internação para a realização do procedimento ocorre no mesmo dia e deve ser obedecido um período de jejum de 8 horas antes da cirurgia. Em casos especiais, poderá ser necessária a internação do paciente na véspera.
No dia da realização da cirurgia robótica, você receberá medicações sedativas, com o objetivo de diminuir a tensão e provar o sono. A anestesia utilizada é do tipo geral, no entanto, em alguns casos pode ser combinada com a raquianestesia, diminuindo as chances de dor no pós-operatório.
Quaisquer outras recomendações necessárias serão transmitidas pelo Dr. Lucas Burttet dias antes da realização do procedimento.
Recuperação da cirurgia robótica para câncer de próstata é destaque entre pacientes
A cirurgia robótica para câncer de próstata é destaque entre pacientes, justamente pela eficácia demonstrada no pós-operatório.
O repouso do paciente é recomendado por aproximadamente 2 a 3 semanas. É preciso evitar atividades com impacto, como por exemplo a prática de atividades físicas. No entanto, caminhadas leves e rápidas e atividades de escritório, por exemplo, podem ser recomendadas para a recuperação de alguns pacientes.
A utilização de uma sonda de silicone na uretra é indicada após a cirurgia, por aproximadamente 7 dias, podendo variar entre cada paciente. A remoção da sonda não causa dor e pode ser feita no próprio consultório médico.
Esclareceu às suas dúvidas sobre a realização a preparação e recuperação da cirurgia robótica para câncer de próstata? Deixe o seu comentário!