Desde Agosto de 2013, Porto Alegre dispõe da tecnologia robótica para realização de cirurgias minimamente invasivas.

O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre teve seu início em 09 de Agosto de 2013, sendo o primeiro hospital a adquirir o sistema da Vinci fora do eixo Rio – São Paulo. Desde lá, mais de 400 cirurgias foram realizadas, sendo a maioria executadas pela equipe de Urologia.

Notícia sobre inauguração do programa de cirurgia robótica no HCPA

(Atualização)

Em Novembro de 2017, o Hospital Moinhos de Vento anunciou o início do seu programa de cirurgia robótica, sendo o segundo hospital do Rio Grande de Sul a adquirir a tecnologia. A primeira cirurgia está programada para acontecer em Janeiro de 2018.

Notícia sobre lançamento do programa de cirurgia robótica do HMV

A cirurgia mais realizada com auxílio da plataforma robótica em Porto Alegre e no mundo todo é a prostatectomia radical para tratamento do câncer de próstata.

(Exemplo de como são os cortes feitos para realização da cirurgia aberta e robótica de próstata)

 

O segundo procedimento mais comum a ser realizado com a tecnologia da Vinci na especialidade da urologia é a Nefrectomia Parcial.

As vantagens de realizar cirurgias por esta técnica são, no geral, as mesmas já conhecidas da cirurgia laparoscópica ou “por vídeo”, como: menos dor, menor tempo de internação e recuperação, menor sangramento, retorno mais precoce ao trabalho e atividades habituais. Além destas, tecnologia robótica gera facilidades ao cirurgião que possibilitam outras vantagens para execução de procedimentos complexos, como são a prostatectomia robótica e a nefrectomia parcial.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a técnica robótica tem riscos e potenciais complicações. O importante na hora de decidir pelo tipo de cirurgia é consultar com um médico habilitado e de confiança!

 

Assuntos relacionados:

https://lucasburttet.com.br/prostatectomia-radical-robotica/