A cirurgia por robótica é uma técnica associada a cirurgia laparoscópica que pode auxiliar no tratamento de tumores renais. Ela é realizada com a assistência de um sistema cirúrgico robótico, sendo uma alternativa inovadora e tecnológica de procedimento cirúrgico minimamente invasivo que pode trazer vantagens aos pacientes.

Neste artigo, vamos explicar como a cirurgia por robótica pode ser uma opção para tratamento de câncer de rim.

Siga a leitura e confira!

Como a cirurgia por robótica pode tratar câncer de rim?

A cirurgia por robótica é uma opção menos invasiva para realizar a remoção do câncer nos rins.

Nesta técnica, dentro da sala de cirurgia, o médico comanda o robô e controla os movimentos dos instrumentos com o auxílio de um monitor de alta definição e controles especiais. 

Com a ajuda dos robôs, que permitem maior destreza e precisão, é possível acessar, com pequenas incisões, regiões mais delicadas do corpo.

Essa cirurgia é indicada principalmente em casos de tumores complexos de rim quando se pretende retirar apenas a lesão e preservar o restante do rim. Este procedimento é chamado de Nefrectomia Parcial

A robótica pode também facilitar a cirurgia de Nefrectomia radical, em pacientes que apresentem tumores grandes onde não é possível preservar o rim. 

Além de tumores, também pode ser indicada em pacientes com rins não funcionantes que estejam causando dor, infecção ou outras complicações.

Atualmente, a cirurgia robótica é uma das técnicas mais utilizadas para cirurgias de câncer de próstata (prostatectomia radical) e rim (nefrectomia parcial ou nefrectomia radical).

Quais são as vantagens dessa técnica?

A cirurgia por robótica para retirada de câncer nos rins pode apresentar vantagens como: 

  • Maior precisão em locais de difícil acesso;
  • Visão tridimensional;
  • Menor risco de conversão para cirurgia aberta
  • Maior chance de preservação completa do rim afetado
  • Menor perda sanguínea e menor risco de transfusão de sangue; 
  • Menos dor e uso de analgésicos
  • Melhor ergonomia ao cirurgião;
  • Alta hospitalar mais rápida (normalmente 24 a 48 horas de estada do paciente); 
  • Retorno ao trabalho e atividades normais mais cedo.

Dr. Lucas Burttet é especialista em cirurgia por robótica

Com especialização em Urologia e foco no atendimento de uro-oncologia, o Dr. Lucas Burttet tem vasta experiência em cirurgia robótica, realizando atendimentos particulares e por convênio em Porto Alegre.

Durante toda sua formação, dedicou-se ao treinamento específico em  cirurgia por videolaparoscopia e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015. 

Entre em contato e solicite um atendimento.