A próstata é uma glândula presente nos homens e importante para a reprodução. Ela pode apresentar principalmente dois tipos de problemas: o câncer de próstata ou a hiperplasia prostática benigna.
O câncer de próstata é um tumor que acomete principalmente homens acima de 50 anos de idade.
De maneira geral, os pacientes diagnosticados com câncer de próstata podem ter indicação de três modalidades de tratamento diferentes: cirurgia, radioterapia ou vigilância ativa, dependendo de cada caso específico.
A decisão sobre qual será a melhor opção para cada caso vai depender de diferentes fatores como biópsia, exames de imagem ou testes genéticos, além da preferência e expectativa do paciente.
Já a hiperplasia benigna de próstata é uma doença muito comum que provoca basicamente alteração na micção e pode causar complicações e requerer tratamentos desde medicamentosos até procedimentos cirúrgicos.
Para ambas estas doenças, a cirurgia de próstata robótica pode ser aplicada, como vamos abordar neste texto.
Siga a leitura e saiba mais sobre essas cirurgias, os tipos e quando elas são indicadas. Confira!
O que é a cirurgia para câncer de próstata robótica e quando ela é indicada?
A cirurgia de prostatovesiculectomia ou Prostatectomia Radical Robótica é um procedimento realizado para retirada de um câncer de próstata, feita com auxílio de robô que é manipulado pelo cirurgião.
Esse procedimento consiste na remoção total e completa da próstata e das vesículas seminais e é indicado principalmente quando o paciente apresenta doença localizada somente na próstata.
A prostatectomia radical também pode fazer parte de um tratamento chamado de “multi-modal”, quando o tumor é mais agressivo e, geralmente, requer a realização de radioterapia e tratamento medicamentoso, além da cirurgia.
Quando existe indicação de cirurgia de prostatectomia simples robótica?
A hiperplasia prostática tem diversas opções de tratamentos cirúrgicos, principalmente por via uretral (raspagem).
A Prostatectomia Simples Robótica também pode ser indicada para tratamento cirúrgico da Hiperplasia Prostática Benigna. Nesse caso, o órgão é retirado parcialmente, sendo um tratamento indicado para pacientes com próstatas muito grandes, geralmente acima de 100 gramas.
Quais são as vantagens da cirurgia de próstata robótica?
Além da maior precisão para acessar algumas regiões durante o procedimento cirúrgico, a cirurgia de próstata robótica também apresenta melhores resultados com relação à recuperação pós-operatória, como retorno às atividades, controle da dor, menor sangramento e melhor cicatrização da “costura” da uretra com a bexiga.
Os cortes pequenos, a precisão dos instrumentos, maior detalhamento da imagem, entre outras características, facilitam a cirurgia e podem permitir menos complicações e melhor recuperação pós operatória aos pacientes.
Dr. Lucas Burttet é especialista em cirurgia de próstata robótica
Com especialização em Urologia e foco no atendimento de uro-oncologia, o Dr. Lucas Burttet tem vasta experiência em cirurgia robótica, realizando atendimentos particulares e por convênio em Porto Alegre.
Durante sua formação, dedicou-se ao treinamento específico em cirurgia por videolaparoscopia e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015.
Entre em contato e solicite um atendimento.