Hoje, dia 04 de agosto, é o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre essa doença e alertar sobre a importância da prevenção.

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 12 milhões de pessoas recebem o diagnóstico de câncer todos os anos, no mundo todo.

Continue a leitura e entenda mais sobre essa data!

Saiba mais sobre o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer é desenvolvido e coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer, que busca incentivar duas ações de combate à doença: a prevenção e o diagnóstico precoce.

A seguir, separamos algumas dicas de medidas preventivas desta doença que você pode adaptar na sua rotina. Veja abaixo:

  • Manter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar o uso exagerado de bebidas alcoólicas e de cigarro;
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.;
  • Lembrar-se de vacinar, principalmente contra HPV (meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos) e hepatite B;
  • Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários mais intensos e quando estiver, lembre-se de usar sempre o protetor solar;
  • Fazer exames periódicos e consultas regularmente;

Por isso, a importância do dia da campanha educativa de combate ao câncer, para que você fique atento às dicas e possa se prevenir, cuidando de você e da sua saúde. 

Conheça os principais tipos de câncer e como identificá-los

A Agência Brasil divulgou uma estimativa da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres devem desenvolver câncer em algum momento da vida. Já as mortes decorrentes da doença devem acometer um a cada oito homens e uma a cada onze mulheres.

O médico urologista de Porto Alegre, Dr. Lucas Burttet, fala sobre o Câncer Urológico e reforça a importância dos cuidados e do diagnóstico precoce, importante para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

 “O câncer urológico pode atingir diferentes regiões do aparelho reprodutor masculino, além do sistema urinário de homens e mulheres. Entre os fatores de risco podem estar: dieta desequilibrada, sedentarismo, obesidade, histórico familiar, tabagismo, entre outros”.

A seguir, conheça os principais tipos de câncer e saiba como identificá-los.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor com maior incidência entre os homens, mais comum em homens com mais de 60 anos. 

É uma doença assintomática, ou seja, não apresenta sintomas no início, somente quando o tumor já está em estado avançado podem ocorrer: dificuldades para urinar, dores e até sangramentos.

Câncer de Bexiga

É comum entre os cânceres urológicos e afeta homens e mulheres. 

“O câncer de bexiga pode passar despercebido por não apresentar sintomas na fase inicial, o que prejudica o diagnóstico precoce e consequentemente o sucesso no tratamento. No entanto, no caso de apresentar algum sintoma, é preciso ficar atento com a sensação de “queimação” no momento de urinar, e a necessidade de ir muitas vezes ao banheiro, ou ainda a presença de sangue na urina”, alerta o especialista.

Câncer de Rim 

Apresenta diferentes sintomas, como dor na parte lateral da barriga, sangue na urina, fadiga e perda de peso. 

Os pacientes mais propensos a desenvolverem esse tumor são os que possuem idade mais avançada, pessoas que já fazem tratamento para insuficiência renal, além de pacientes com quadro de obesidade e hipertensão.

Câncer de Pênis 

Pode apresentar sintomas que também costumam ser causados por outras doenças, como alterações na pele (nódulos, feridas que sangram, protuberâncias vermelhas e aveludadas, pequenos edemas sólidos, secreção persistente e lesões de cor marrom-azulada.

 “Por isso é fundamental que se procure por um médico especialista que possa realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento adequado”, destaca o Dr. Lucas.

Câncer nos Testículos

Assim como o câncer de pênis, o câncer nos testículos pode apresentar sintomas de outras condições clínicas, como a lesão testicular ou inflamação, encontradas também na orquite inflamação do testículo, e epididimite – inflamação do epidídimo, causadas por infecções. 

Pode também apresentar: nódulo ou inchaço no testículo (com ou sem dor), crescimento ou dor nas mamas. 

Vale ressaltar que, no caso de homens adultos que apresentam tumores de células de Leydig e de Sertoli, podem não apresentar sintoma algum. Isso porque este tumor pode produzir andrógeno (hormônio sexual masculino), o que não altera o organismo do homem. 

No entanto, se algum desses tumores ocorrer e afetar jovens meninos, pode surgir o chamado “sintoma da puberdade precoce”. 

Caso o câncer de testículo esteja avançado, os sintomas podem incluir: falta de ar, dores nas costas, cabeça, tórax e na região abdominal.

“A maioria dos tumores apresenta excelentes taxas de cura e bom prognóstico quando diagnosticados precocemente. Por isso é importante procurar atendimento quando apresentar algum destes sintomas e saber quais tipos de exames podem ser indicados, até mesmo para a detecção precoce em pacientes sem sintomas”, finaliza Dr. Lucas Burttet.

Para mais informações ou agendamento de consultas, entre em contato com o Dr. Lucas Burttet e conheça sua clínica urológica, localizada em Porto Alegre.