Com a chegada do inverno há o aumento de muitas doenças, entre elas as infecções no trato urinário. Uma das causas de infecção urinária é a diminuição do consumo de água, o que consequentemente altera a quantidade de vezes que a pessoa urina, diminuindo a ida ao banheiro.
Essa condição pode ocorrer em homens e crianças, mas é mais comum em mulheres por causa das características anatômicas, como a uretra mais curta e mais próxima do ânus, que facilita a infecção por micro-organismos no trato urinário.
Siga a leitura do artigo e conheça as principais causas de infecção urinária.
O que é infecção urinária?
A infecção urinária ocorre através da bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas que pode causar problemas no trato urinário. Dependendo da estrutura que for acometida, a infecção por ter os seguintes nomes: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).
Uma doença que também aumenta os riscos de infecções urinárias é a diabetes descontrolada. Além do crescimento da próstata e consequente retenção de urina na bexiga no caso de homens com mais de 50 anos.
Entre os sintomas da infecção urinária, estão:
- Necessidade urgente de urinar com frequência;
- Escassa eliminação de urina em cada micção
- Ardor ao urinar;
- Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
- Febre.
Principais causas de infecção urinária
Como mencionado anteriormente, a infecção urinária é mais comum em mulheres por causa das características anatômicas femininas. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, fica mais próxima do ânus, favorecendo a passagem de micro-organismos para a região.
As causas dependem dos fatores de risco associados à doença. Confira algumas causas de infecção urinária:
Menopausa
Os números baixos de estrogênio no corpo feminino aumentam as chances de infecção urinária, pois esse hormônio é o responsável por proteger o trato urinário.
Doenças neurológicas
Uma das causas de infecção urinária são as doenças neurológicas, pois existem alguns quadros que favorecem a retenção de urina na bexiga, criando o cenário ideal para a infecção bacteriana.
Incontinência urinária
A incontinência urinária, entre outras disfunções miccionais alteram o armazenamento e esvaziamento da bexiga, favorecendo a presença da ITU.
Falta de higienização
A falta de higienização é uma das causas de infecção urinária. Por isso é sempre importante manter os cuidados e a limpeza íntima, trocar absorventes com frequência (no caso das mulheres) e urinar após a relação sexual.
Obstruções urinárias
As obstruções urinárias se dão por cálculos renais, tumores, malformações congênitas ou alterações na próstata que podem levar ao esvaziamento inadequado da bexiga.
Pacientes urológicos
Por último, pacientes urológicos também entram no grupo das causas de infecção urinária, pois eles possuem históricos de procedimentos urológicos e fazem uso de sonda vesical, o que traz mais facilidade para ganhar a infecção.
Como evitar a infecção urinária?
Para evitar a infecção urinária, é recomendado:
- Beber muita água, pois o líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga;
- Evitar segurar a vontade de urinar;
- Urinar com bastante frequência;
- Urinar sempre depois das relações sexuais;
- Manter uma higiene pessoal adequada;
- Optar por roupas leves e confortáveis, que não retenham calor e umidade, pois facilitam a proliferação das bactérias;
- Trocar os absorventes higiênicos com frequência.
Em caso de qualquer sintoma, a recomendação é consultar o médico, que irá avaliar e indicar o melhor tratamento para cada caso.
O Dr. Lucas Burttet é urologista e especialista em procedimentos minimamente invasivos. Os atendimentos são realizados de forma particular e por convênio em Porto Alegre. Entre em contato e solicite um atendimento.