Você sabia que os exercícios Kegel podem auxiliar a fortalecer a musculatura pélvica através de atividades simples realizadas em poucos minutos durante a sua rotina?
No artigo de hoje, demonstraremos o que são os exercícios Kegel, como você pode praticar e quais são os seus principais benefícios.
Siga a leitura do artigo para saber mais!
O que são os exercícios Kegel?
Arnold Kegel, ginecologista americano, desenvolveu em 1940 os chamados exercícios de Kegel ou exercícios da musculatura pélvica, um tipo de atividade que possui a finalidade de fortalecer o músculo pubococcígeo, encontrado em ambos os sexos. Ele se estende desde o osso púbico até o cóccix e forma o assoalho da cavidade pélvica, apoiando os órgãos pélvicos.
Ao criar o método, o principal objetivo de Kegel era reduzir a necessidade de intervenções cirúrgicas para quadros relacionados à flacidez da musculatura do assoalho pélvico. Assim, fazem parte da técnica movimentos de contração e descontração dos músculos da região.
Os exercícios servem para as mais variadas questões.
Para realizar os exercícios, é importante que você busque um local calmo, onde possa se concentrar e abstrair outros pensamentos.
Os benefícios dos exercícios da musculatura pélvica
Através da prática de exercícios é possível prevenir o enfraquecimento da região pélvica, evitando desconfortos nos sistemas que esta musculatura suporta.
Desta forma, podem ser evitados (ou até mesmo controlados) quadros como a incontinência urinária e fecal, e também a emissão excessiva de gases.
Algumas das situações em que os exercícios de Kegel oferecem benefícios são:
- Incontinência de esforço;
- Incontinência de urgência;
- Prolapso genital;
- Pós-cirurgia de câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna.
Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês, porém recomenda-se continuar o exercício por pelo menos 3 meses para avaliar a resposta, ou de acordo com a recomendação do médico urologista.
Então, esclareceu as suas dúvidas em relação aos exercícios Kegel para fortalecimento da musculatura pélvica? Comente!