Os exercícios de Kegel para homens são práticas simples que garantem o fortalecimento da musculatura pélvica, controlam o fluxo de urina e fezes, podem auxiliar no desempenho sexual e tratam quadros de incontinência urinária masculina.
Porém, para que os exercícios de Kegel ofereçam o resultado estimado, é preciso praticá-los diariamente e entender quais são os músculos que devem ser ativados.
Continue a leitura deste conteúdo para saber mais!
Vantagens dos exercícios de Kegel para homens
Os exercícios de kegel para homens tratam a incontinência urinária, melhoram o desempenho sexual e podem até mesmo diminuir os casos de ejaculação precoce ou disfunção erétil.
Nesse sentido, um dos exercícios mais indicados aos homens é o ato de apertar os músculos das nádegas como se estivesse segurando flatos.
Conheça 4 benefícios dos exercícios de Kegel para a musculatura pélvica
Os exercícios de Kegel são práticas de contração e relaxamento do assoalho pélvico. Seu objetivo é fortalecer os músculos e assim proporcionar mais saúde e qualidade de vida.
Esses exercícios beneficiam tanto homens quanto mulheres.
Confira abaixo, 4 principais benefícios dos exercícios de Kegel:
1. Auxiliam no tratamento de incontinência urinária
Os exercícios de Kegel podem reduzir a perda de urina em pessoas que têm “incontinência de esforço” (vazamento de urina ao tossir, rir, espirrar).
Também ajudam no controle da vontade súbita de urinar, que acontece com pessoas com “incontinência de urgência.”
Além disso, esses exercícios auxiliam no tratamento de incontinência urinária, pois os músculos do assoalho pélvico sustentam a bexiga, o útero e o reto.
Caso esses músculos não sejam fortes o suficiente, a bexiga e o colo da bexiga têm menos apoio e fechamento ao redor do esfíncter, podendo resultar em incontinência. Por isso, o Kegel é um dos melhores exercícios para que isso não ocorra.
2. Podem ajudar no desempenho sexual
Fazer exercícios de Kegel para homens e mulheres pode ajudar os músculos do assoalho pélvico no aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica.
A circulação sanguínea melhorada aumenta a excitação sexual, a lubrificação e a capacidade de orgasmo.
3. Ajudam na redução do prolapso dos órgãos pélvicos
Outro benefício desses exercícios pélvicos é a possibilidade de redução da pressão ou abaulamento na vagina causada por prolapso de órgão pélvico.
Ele atinge cerca de 30% das mulheres após os 50 anos, podendo causar dor, medo e problemas na bexiga ou intestino.
Com os exercícios de Kegel, a mulher fortalece os seus músculos do assoalho pélvico para melhor sustentação dos órgãos pélvicos, reduzindo por consequência, o prolapso.
4. Auxiliam na recuperação após cirurgias de próstata
Os exercícios de Kegel podem ajudar na recuperação de pós-operatório em cirurgias de próstata, reduzindo a perda de urina em homens que realizaram essas cirurgias e auxiliando no tratamento de câncer de próstata ou hiperplasia prostática.
Esse tipo de ação traz tanto resultado que é recomendado aos pacientes que iniciem essa prática antes ou logo após a operação.
Exercícios de Kegel para mulheres
Os exercícios de Kegel para mulheres são ideais para tratar incontinência urinária, facilitam o processo de parto normal, evitam flacidez pós-parto e podem também melhorar o desempenho sexual feminino.
Confira abaixo dois exercícios de kegel para mulheres:
- Colocar um dedo dentro da vagina e apertar os músculos ao redor de seu dedo;
- Simular que está sentada sobre um objeto e tentar pegá-lo usando a vagina.
Acesse o link a seguir para saber mais sobre urologia para mulher.
Confira o passo a passo para realizar os exercícios
Como já foi citado anteriormente, os exercícios de kegel para homens e para as mulheres são uma ótima opção, além de trazer diversos benefícios.
Tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer os exercícios. A prática de parar e iniciar o fluxo de urina é a mais recomendada inicialmente.
Mas, é importante praticar esse exercício inicial apenas para descobrir quais são os músculos corretos que precisam ser ativados.
Não faça isso sempre que urinar, pois o excesso dessa prática pode causar problemas na bexiga.
Depois de saber quais são os músculos que devem ser ativados, você pode praticar os exercícios em qualquer posição (sentado, deitado ou de pé). Você não precisa fazê-los apenas enquanto estiver no banheiro.
Os exercícios de kegel fortalecem a musculatura pélvica. Faça os exercícios 3 vezes ao dia, no mínimo 3 ou 4 dias por semana.
Em cada vez, contraia os músculos de 8 a 12 vezes, mantendo-os apertados por 6 a 8 segundos, cada vez que você ativar e relaxar a contração.
No início, pode parecer difícil manter a contração durante mais de um segundo. Mas, não desista. Mantenha essa rotina por pelo menos 3 ou 4 meses.
É comum que os resultados sejam percebidos a partir do 1º mês, mas a maioria das pessoas costuma notar melhora somente a partir do 3º ou 4º mês de prática dos exercícios.
É recomendado consultar um fisioterapeuta para receber instruções mais detalhadas e garantir que os exercícios de Kegel sejam praticados de forma adequada.
Entre em contato com o urologista Dr. Lucas Burttet
O Dr. Lucas Burttet é um médico urologista especializado em cirurgia por videolaparoscopia e robótica, sendo cirurgião certificado para realizar a técnica robótica desde 2015.
Atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e faz parte do corpo clínico dos hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus e Divina Providência.
Além disso, presta atendimentos particulares e por convênio em sua Clínica em Porto Alegre. O local oferece infraestrutura completa para consultas, avaliações e acompanhamento pós-operatório, além de estacionamento no local.
Entre em contato para agendar o seu atendimento na Clínica de Urologia Dr. Lucas Burttet e garantir mais qualidade de vida aos seus dias.