O que é a Prostatectomia Radical Robótica
Consiste na remoção completa da próstata através de um sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento.
Apesar da visível melhora técnica que o robô permite, muitos estudos científicos identificaram que é possível obter resultados de continência e potência sexual semelhantes com a cirurgia convencional (aberta). Por outro lado a robótica consistentemente apresenta melhores resultados com relação à recuperação pós operatória, retorno às atividades, controle da dor, menor sangramento e melhor cicatrização da “costura” da uretra com a bexiga, com redução da incidência de problemas nesta localização.
Com relação à função urinária (continência) e potência sexual, a maioria dos estudos científicos demonstram retorno mais precoce desta funções com a técnica robótica.
Em que casos é indicada a Prostatectomia Radical Robótica
A cirurgia pode ser o tratamento de escolha quando o câncer de próstata está localizado e é considerado “clinicamente significativo”. Em alguns casos de tumores localizados com características de menor risco, tratamentos mais conservadores como a “vigilância ativa” podem ser indicados. A prostatectomia radical também pode fazer parte de um tratamento chamado de “multi-modal”, quando o tumor é mais agressivo e geralmente requer a realização de radioterapia e tratamento medicamentoso, além da cirurgia.