O que é a Nefrectomia Parcial
Na Nefrectomia Parcial o cirurgião faz a remoção do tumor renal com margem de segurança, e o rim saudável é poupado. Pode ser realizada tanto por cirurgia aberta, robótica ou laparoscópica. Nos casos adequados, esta técnica permite as mesmas chances de cura que a nefrectomia radical ou total, possibilitando a preservação da função do rim acometido. Trabalhos científicos demonstraram que a robótica pode permitir menor tempo para realização da retirada do tumor, menor incidência de margens positivas (permanência de células tumorais no rim remanescente) e menos sangramento.
Na nefrectomia parcial, o cirurgião deve reconstruir o rim após a retirada do tumor e para isso realiza suturas (costuras). Nesta etapa os instrumentos robóticos facilitam a realização dos movimentos permitindo maior precisão e possivelmente mais agilidade ao cirurgião.
Em que casos é indicada a Nefrectomia Parcial
A Nefrectomia Parcial é indicada em geral para tumores de até 4 centímetros de diâmetro, mas este limite depende da localização do tumor, da função renal do paciente e da experiência do cirurgião, podendo ser realizada em tumores maiores de acordo com estas variáveis. A nefrectomia parcial evita a retirada do rim por completo e também pode aplicada em pacientes que apresentam tumores nos dois rins.